O consumo é um aspecto da vida que interessa bastante ao fotógrafo norte-americano Gregg Segal. “Tanto o que consumimos quanto o que descartamos contam uma história sobre nossa saúde e a saúde do planeta”, diz. Esse pensamento foi o ponto de partida para o projeto Daily Bread, ou O Pão de Cada Dia.

Dois anos atrás, Gregg pediu a conhecidos que guardassem seu lixo por uma semana e posassem com os objetos a seu redor. Desta vez, ele combinou com algumas crianças e seus pais que eles anotassem tudo que os pequenos comeram durante sete dias. Então, seguiu o mesmo estilo do ensaio inicial.

junk-food-2

Decidi focar nas crianças porque os hábitos alimentares são formados quando somos jovens e costumam durar a vida inteira. A obesidade infantil mais do que dobrou nos últimos 30 anos, e entre os adolescentes quadruplicou”, diz. O modo como se costuma ignorar os efeitos nocivos de alimentos processados, cheios de sal, açúcar e gordura o assusta, assim como a ideia de apostar na medicina em vez da prevenção.

junk-food-15

A falta de alimentos naturais nos pratos da maioria das crianças chamou a atenção de Gregg, e ele espera que isso também aconteça com quem vê as imagens. Agora, o objetivo do fotógrafo é expandir o projeto, fotografando crianças e seus alimentos ao redor do mundo para mostrar como os hábitos alimentares podem ser diferentes – e ele até lançou uma campanha no Kickstarter para dar o pontapé inicial.

junk-food-4

junk-food-3

junk-food-16

junk-food-10

junk-food-11

junk-food-12

junk-food-9

junk-food-14

junk-food-13

junk-food-7

junk-food-6

Fonte: Hypeness