Apesar de só frutificar por dois períodos no ano, a jabuticabeira compensa por oferecer uma enorme quantidade de frutos a cada vez, cobrindo o jardim com sua bela coloração escura e roxa. Por isso, são diversos os produtos derivados da jabuticaba, como geleias, doces, licores e adubos. Um doutorando na Unesp de Botucatu (SP) desenvolveu mais um inesperado – e delicioso – derivado da fruta: a cerveja de jabuticaba.

Jabuticaba4

A ideia de Vitor Maçami era dar à cerveja um sabor tipicamente brasileiro – como se faz pelo mundo com outras fruit beers, expandindo o sabor da bebida com frutas locais. A cerveja de jabuticaba é composta pela fórmula tradicional, misturando água, lúpulo e malte, além de uma boa quantidade da fruta, tingindo-a em um roxo forte feito fosse um vinho. Essa coloração vem dos polifenóis, substância natural presente na jabuticaba, reconhecida com antioxidante, o que ainda oferece sentido terapêutico à nova cerveja.

Jabuticaba2

No mercado existem outras cervejas feitas de jabuticaba, não tão orgânicas quanto a desenvolvida pelo Vitor. A própria Bohemia possui a sua, batizada de Jabutipa, que é, segundo a divulgação, uma “Bohemia bipolar: amarga e doce ao mesmo tempo”. Para quem gostava na infância de catar e comer jabuticaba (e terminava com a roupa toda manchada de roxo), essa parece ser uma maneira maravilhosa de se reencontrar com essa lembrança tão viva, adaptada não só para o paladar brasileiro, como para o mundo dos adultos.

Jabuticaba3

Fonte: Hypeness