A Turva é um misto de cervejaria colaborativa e brewpub. Não entendeu nada? Explicamos:brewpub é um bar que vende cerveja produzida artesanalmente, em local anexo. Cervejaria colaborativa é um espaço aberto para quem quer fazer ou simplesmente tomar cerveja artesanal.

O lema é simples: Turva pretende ser um passo do tamanho da perna pra quem já faz cerveja, mas não possui equipamento ou lugar para revender.

O equipamento ficará disponível para quem quiser fabricar sua bebida – basta levar os insumos, como o malte e o lúpulo, e começar, eliminando assim os intermediários e colocando o consumidor em contato direto com o fabricante, com os ingredientes e com a história da cerveja em seu copo.

A Turva pretende, com isso, reunir toda a comunidade cervejeira: bebedores, maltarias, curiosos, interessados, sommeliers, vendedores de malte, lúpulo, levedura, e equipamento. O local ainda não está definido, e a Turva está em campanha de financiamento coletivo, para levantar o dinheiro para equipar justamente a cozinha.

Dentre as recompensas são oferecidas bolachas, copos, insumos e até cursos de fabricação e de sommelier. Um prato cheio, ou melhor, um copo cheio para os amantes da cerveja, seja para fabricar, seja para degustar.

Fonte: Hypeness