Com cerca de 200 países e 10.500 atletas confirmados para os Jogos Olímpicos, o Brasil já iniciou a contagem regressiva para hospedar um verdadeiro ‘caldeirão’ de influências culturais, que irá marcar o encontro entre diversas línguas e diferentes hábitos, principalmente quando o assunto é alimentação.
Nesse quesito, o que esportistas de todos os continentes têm em comum é a escolha por ingredientes que ofereçam qualidade nutricional, além de muita energia para manter o rendimento em alta, como o salmão, um dos mais completos, versáteis e saborosos alimentos do mundo, que marca presença no cardápio de alguns dos países selecionados para as Olimpíadas 2016.

Dinamarca, Suécia e Noruega estão nesta seleção superespecial e de lá vem um prato muito popular conhecido como Gravlax, que é o salmão curado em uma mistura simples – porém marcante – de sal, açúcar e endro.

Da Alemanha, vem o tradicional Salmão à Moda Alemã, conhecido por lá como Lachs auf Deutsche Mode, que traz o pescado e as natas azedas como protagonistas de uma receita ideal para aquecer o metabolismo e dar bastante energia a qualquer atleta!

Aos ‘três chic’ franceses, o cardápio reserva uma das melhores surpresas da gastronomia gourmet: originalmente preparado com carne vermelha, o Steak Tartar também vem em uma versão mais leve e igualmente saborosa conhecida como Tartar de salmão.

Para os japoneses, não há dúvidas: marcam presença os famosos sushis e sashimis de salmão, preparados com a carne tenra e a pele crocante do pescado que também vem ganhando a preferência e conquistando o paladar de cada vez mais brasileiros.
Por falar em Brasil – e como não poderia faltar – é claro que em um país com mais de 200 milhões de habitantes, e uma pluralidade singular de etnias e culturas, todas as receitas citadas já tiveram seu lugar ao sol, seja brilhando na alta gastronomia produzida por aqui, ou no cardápio básico do dia a dia. Mas para não gerar reclamações dos apreciadores incontestáveis do clássico arroz com feijão, o salmão ao forno vem para acompanhar a mistura verde-amarela mais querida!

“Qualquer pessoa, de qualquer país do mundo, consegue compreender porque atribuímos a qualidade de versátil ao salmão, porque um pescado que consegue se destacar com sabor, textura e nutrientes em uma imensa variedade de pratos só poderia ser reconhecido por sua incrível versatilidade!”, exalta Melanie Whatmore, da Salmón de Chile, associação que promove e incentiva o consumo de salmão chileno no Brasil.

As etapas de duas das imperdíveis receitas citadas podem ser conferidas abaixo. Mas, também é possível aprender outras preparações e acompanhar os Jogos Olímpicos 2016 com um cardápio plural em sabor e cultura, acessando o site da associação – http://www.salmondechile.com/pt/recetas/.
TARTAR DE SALMÓN DE CHILE
(Rendimento: 6 pessoas)

Ingredientes

500 gramas de salmão chileno
½ cebola roxa picada em pedaços finos
½ xícara de ciboulette picada
2 colheres de sopa de alcaparras picadas
2 colheres de sopa de mostarda forte
Suco de ½ limão
2 colheres de azeite de oliva
Sal e pimenta
1 pepino cortado em rodelas finas

Modo de preparo

Retirar a pele do filé de salmão e picá-lo em pedaços finos.
Numa vasilha, misturar o salmão, cebola picada, ciboulette, alcaparras. Acrescentar a mostarda, suco de limão, azeite de oliva, sal e pimenta.
Cobrir a preparação com plástico e refrigerá-la por 1 hora.
Aquecer uma frigideira a fogo alto. Quando estiver quente, refogar a ciboulette por 30 segundos. Retirar e reservar.
Para servir, colocar em cada prato um círculo de rodelas de pepino e, usando um molde ou uma argola, colocar o salmão ao centro do prato.
Finalizar com a ciboulette refogada.
SALMÃO À MODA ALEMÃ
(Rendimento: 4 a 6 pessoas)

Ingredientes

1 quilo de salmão chileno
1 colher (chá) de sal
1 cebola ralada e 1 cebola picadinha
3 colheres (sopa) de manteiga
60g de bacon
1 colher (sopa) rasa de páprica
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 chávena (chá) de vinho branco
2 colheres (sopa) de natas azedas

Nota: para azedar as natas, basta deixá-las fora da geladeira no dia anterior.
Modo de preparo

Limpar o salmão, retirando a pele e as espinhas, cortar em pedaços de cerca de 3 cm, temperar com o sal e a cebola ralada e reservar.
Numa frigideira colocar 2 colheres de manteiga, o bacon, a cebola picadinha e refogar.
Juntar os pedaços de peixe e fritar durante 2 a 3 minutos.
Salpicar o salmão com a páprica, a farinha de trigo e deixar tostar por 2 minutos.
Acrescentar o vinho branco e as natas e cozinhar, em fogo brando, por 5 minutos.
Retirar, com cuidado, os pedaços de peixe e reduzir o molho, deixando-o ferver por mais uns 5 minutos, acrescentar a manteiga restante.
Colocar o salmão no centro de uma travessa, regar com molho e enfeitar com batatas.

Acompanhamento

Descascar as batatas e tirar pedaços em forma de bolas do tamanho de nozes (existe uma colher própria para isso).
Cozinhar em água e sal, sem deixar desfazer as batatas.
Escorrer e regar com a manteiga derretida.
Salmón de Chile
De uma parceria entre ProChile – Direção de Promoção de Exportações, órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores do Chile – e a indústria de salmão chilena, nasce, em 2012, a associação Salmón de Chile, idealizada para promover e potencializar o consumo do salmão no mundo. O Brasil foi o país escolhido para o início de suas ações por ser o mercado com melhores projeções para a venda do produto sendo, atualmente, o terceiro mais importante para a indústria. A associação tem como principal objetivo tornar o consumo de salmão um verdadeiro estilo de vida para seus consumidores. http://www.salmondechile.com/pt.
Selo de Origem Salmón de Chile
O salmão chileno é internacionalmente reconhecido por suas qualidades nutricionais. Seu cultivo está concentrado ao sul do Chile, país privilegiado por suas excelentes condições de clima e solo e referência em segurança alimentar e no desenvolvimento de novas tecnologias na indústria mundial de alimentos.

Fonte: Notícias Terra