“Você pode tirar os sapatos?”, pede o assessor, ainda no hall de entrada do charmoso apartamento de Bela Gil na Gávea, Zona Sul do Rio, seu recanto com horta funcional e balanço na varanda e cenário da foto que ilustra esta reportagem.

O pedido faz sentido. Bela Gil combina com pés descalços. “Gosto do que vem da terra”, começa, com serenidade atípica de quem teria um turbilhão pela frente. “É meu último dia no Rio”, continua, como se mudar para Nova York num voo que pegaria à noite, com marido, filha e um bebê de sete meses na barriga fosse tão natural quanto escovar os dentes com cúrcuma ou colocar churrasco de melancia no menu de um restaurante, para citar duas de suas invenções que mais renderam memes na internet. “É salada de melancia grelhada”, corrige.

“Tem também coxinha de cará, homus rosa, salpicão de galinha caipira com maionese de abacate, sorvete de manga com inhame”, enumera a nutricionista, entusiasmada com o menu criado para sua nova empreitada: o restaurante Da Bela, com abertura prevista para julho em dois novos hotéis da rede americana Best Western, na Barra da Tijuca e no Arpoador.

“Cresci com um pai macrobiótico. Vê-lo chupar caroço de um eboshi (ameixas fermentadas em sal marinho) e colocar folha de couve na minha testa quando eu estava com febre me parecia esquisito Hoje, tudo faz sentido”, acredita a sétima filha de Gilberto Gil.

Bela vai acompanhar a abertura dos restaurantes a distância. “Deixei tudo pronto. Corri muito para tirar esse tempo para a minha família e ficar mais tranquila.” Por tranquilidade, leia-se uma espécie de sabático na cidade onde viu Flor, sua primeira filha com o produtor JP Demasi, dar os primeiros passos, se formou em nutrição e virou chef de cozinha. “Vai ser bom sair de cena”, diz.

Fato é que a nutricionista é tão pop quanto seu pai e a irmã Preta. Ela só não canta. A seu modo, espontaneamente, adicionou um pouco de pimenta (malagueta) na profissão que escolheu seguir, e conquistou fãs e detratores nas redes sociais com suas receitas e dicas inusitadas.

Os memes que circulam diariamente pela web parodiando suas famosas sugestões de trocas de ingredientes são impagáveis. A segunda gravidez também deu o que falar quando uma nota publicada no jornal O Globo dizia que o bebê poderia se chamar Jiló (apelido de Gil na infância), segundo o marido de Bela. O assunto foi parar nos trending topics do Twitter, e a internet explodiu de piadas. “Acho graça. A fama não foi algo que busquei, mas que sempre convivi, o que medeixou mais preparada para a exposição. O diferente ainda assusta.”

Guru da vida saudável, best-seller com livros de receitas e dona de um programa só seu, o Bela Cozinha, no GNT, no qual prepara receitas para celebs, Bela já tem uma nova empreitada no mundo virtual que, claro, virou hit: o Canal da Bela, no YouTube, onde ela ensina receitas saudáveis e práticas, descreve os benefícios dos alimentos usados e responde perguntas dos internautas.

A verdade é que o tal bê-á-bá da Bela é menos complicado do que parece. “É sobre comida real, sem radicalismo.” Ela mesma, bom saber, bebe cerveja e come carne. É raro, mas acontece. “Meu maior pecado é a gula.” Remédio? “Só quando necessário.” Prefere alopatia, medicina chinesa, aiurveda, antroposofia… E é adepta de tudo que é orgânico, no sentido mais amplo da palavra.

Enquanto fechávamos esta edição, ela esperava o Nino (e não Jiló), que deve chegar ao mundo meio americano, muito brasileiro. E de parto natural, como planejado. Mais Bela impossível.

Fonte: Vogue Brasil