Você entra na dieta e, para enganar a fome, aposta nas barrinhas de cereais. Afinal, elas são cheias de fibras e um monte de coisas saudáveis, né? Nem sempre! E, em alguns casos, não adianta nem mesmo olhar as informações na embalagem do produto para garantir que você está consumindo algo saudável: segundo uma análise realizada pela Proteste, algumas marcas oferecem informações enganosas aos consumidores.

O estudo avaliou 12 barras de cereais nos sabores banana, aveia e mel e castanha. Foram encontradas menos fibras do que esperado, mais sódio e gorduras e até mesmo alguns aditivos proibidos em 50 países por serem relacionados ao aparecimento de câncer. Sim, a gente já imagina sua enorme poker face depois dessa notícia.

Segundo a legislação brasileira, os valores declarados nos rótulos podem ter uma diferença de até 20% com o que é encontrado no produto, mas algumas das marcas analisadas superaram muito essa barreira. É o caso do produto da marca Taeq, que apresenta 69,4% a mais de gordura total e 26% a mais de sódio em relação ao que aparece na embalagem.

á a barrinha Nesfit tem 22,4% a mais de sódio e 19,6% a mais de gorduras totais do que a informação disponibilizada ao consumidor. O produto da marca Nutry aparece com 29,9% a mais de sódio e 31,6% a mais de gordura total; enquanto o Trio apresenta 26,7% a mais de sódio e 25,3% a mais de gordura; e o Nuts tem 30,3% a mais de sódio e 2,8% a mais de gordurasem relação ao rótulo.

Produtos das marcas Trio, Quaker e Linea também apresentam mais sódio do que informado na embalagem. No caso da barra Ritter de banana, o problema não foi o excesso de sódio, mas sim a ausência de fibras: ela apresenta 25% menos fibras em comparação com o valor indicado no rótulo.

O teste ainda avaliou a presença dos aditivos BHA e BHT, considerados como componentes cancerígenos e já banidos em mais de 50 países, nas barras Quaker de banana e Ritter de castanha. Apesar disso, as duas substâncias estão dentro dos limites permitidos pela legislação brasileira.

Segundo informações divulgadas no site da Proteste, as marcas que apresentaram inconformidades com a legislação já foram denunciadas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Confira aqui o resultado completo da análise.

Fonte: Hypeness

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários