Há um ano e meio uma pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins vem estudando a possibilidade de cultivar abacaxis orgânicos, isto é, sem o uso de agrotóxicos para enfrentar as pragas. E, nesta semana, cerca de 700 frutas foram colhidas.

Segundo a doutoranda Camila Martins Malta, o objetivo é encontrar formas de cultivo seguras, que protejam os abacaxis das doenças, mas também não representem nenhum risco à saúde de quem come. Assim, ela testou alternativas naturais de manejo, sem apelar para os produtos químicos.

Para os testes, os pesquisadores dividiram um terreno emprestado por um produtor rural. Ele cultiva abacaxis com agrotóxicos em outra área do local, por isso as comparações entre as frutas ficam mais justas. Segundo Camila, as frutas orgânicas têm o mesmo tamanho e sabor das outras.

Para comemorar a colheita, os 700 abacaxis foram vendidos na Universidade por 1 real cada. Todo o dinheiro foi doado para instituições de caridade. Camila comenta que a produção sem agrotóxicos pode ser até mais barata que a com, mas que os produtos orgânicos costumam ser mais caros por uma questão de mercado. Isso significa que não é provável que esse preço se mantenha quando chegar a hora de o consumidor comum comprar. Vai entender…

Fonte: Hypeness