Tão fundamental quanto fazer escolhas saudáveis, é ter consciência da quantidade ideal de alimentos que são colocados no prato.

“A maioria das pessoas não sabe o que é uma porção apropriada”, diz o nutricionista britânico Sian Porter, da British Dietetic Association, ao site “Daily Mail“. “Mesmo alimentos saudáveis contêm calorias. Você pode fazer escolhas saudáveis e ainda comer demais”, explica.

Por isso, o Daily Mail pediu a Porter que aconselhasse qual seria a quantidade suficiente de ingestão de alguns alimentos básicos, como carne, frutas e legumes. Para facilitar, esses alimentos foram comparados ao tamanho de uma mão.

Atenção: esse guia serve apenas como referência. Sempre vale consultar um nutricionista e pedir a opinião dele sobre o assunto. Veja o guia:

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Uma porção de qualquer carne deve ter o tamanho da palma da sua mão (mas não os dedos)

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A porção de peixe deve ter em média 150g e ser do tamanho da sua mão (incluindo os dedos)

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“Você deve comer legumes em cada refeição”, diz Sian Porter

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Uma porção de brócolis precisa ter pelo menos o tamanho de seu punho

palma-da-mao-06Carboidratos como macarrão e arroz devem ocupar apenas um quarto do seu prato

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Uma porção ideal de amêndoas e nuts cabe dentro de uma concha em sua mão

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A porção de salmão deve ter o tamanho da palma da sua mão

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Um pedaço de chocolate deve ter o tamanho de seu dedo indicador

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