A Ayurveda, que vem dos antigos textos védicos, é uma prática médica de 5.000 anos que se baseia no princípio de que o nosso estado natural é um equilíbrio saudável entre corpo e a mente.Ainda hoje ela continua sendo um dos seguimentos da Medicina oficial na Índia. Lá, inclusive há universidades de Ayurveda, que conferem o título de Médico Ayurveda aos formandos.
A Ayurveda tem abordagem holística, isso quer dizer que um médico ayurvédico nunca vai tratar apenas a região com dor, mas a pessoa como um todo. Para ele, as dores e doenças são sinais de um desequilíbrio no organismo.
De acordo com a Ayurveda, o corpo humano se difere entre três biótipos (doshas) que descrevem o estado mental/físico dominante: Vata, Pitta e Kapha. Todo mundo tem um pouco de cada um dos três doshas, mas existe um dominante desde o nascimento.
Quando os doshas estão equilibrados, somos saudáveis; quando estão em desequilíbrio, desenvolvemos doenças, que geralmente se manifestam por problemas de pele, má digestão, insônia, irritabilidade e ansiedade.
Para harmonizar os doshas, a Ayurveda lança mão de massagem, óleos medicinais, fitoterapia, atividade física e dieta ayurvédica. Descobrir os doshas de cada paciente é o ponto de partida para que seja iniciado o tratamento adequado.
Confira abaixo as características de cada dosha e a dieta indicada para cada um:
Vata
As pessoas que possuem predominância de Vata costumam ser magras e ter a pele seca, além de sofrer com constipação intestinal. Em questões de comportamento, costumam ser ansiosas, inconstantes, agitadas e estão sempre em movimento. Quando os Vatas estão em desequilíbrio, tendem a sofrer de depressão, estresse e medo.
Alimentação para Vata:
A alimentação mais adequada para equilibrar pessoas de Vata é a que prioriza os alimentos quentes e úmidos, de preferência grelhados, cozidos ou assados. Frutas maduras e doces (banana, cereja, amora, etc.) e as cítricas (limão, laranja, abacaxi, etc.) também são indicadas.
Evitar: carne vermelha, carne de porco e alimentos crus e secos em excesso.
Pitta
Pessoas de Pitta costumam ter a temperatura corporal alta, sentir bastante calor, ter um bom apetite, metabolismo eficiente e tendência a pele oleosa e com acne. No geral, são pessoas inteligentes, competitivas e líderes. Costumam ser professoras e palestrantes. No lado negativo, apresentam mal-humor, explosão e ciúmes em excesso.
Quando desequilibrado, Pittas podem sofrer erupções cutâneas, sensações de queimação, úlceras, azia e indigestão.
Alimentação para Pitta:
A alimentação de pessoas de Pitta deve privilegiar alimentos crus de sabores amargo, adocicado e adstringente. Frutas doces como framboesa, manga, caqui e uva também são indicadas.
Evitar: sabores ácidos, salgados e picantes.
Kapha
Pessoas de Kapha costumam ter excesso de peso e sofrer com retenção de líquidos e com o frio. São naturalmente calmas, falam devagar, são leais e solidárias e amam relaxar.
Quando em desequilíbrio, podem sofrer com sobrepeso, asma, diabetes e depressão.
Alimentação para Kapha:
Devem evitar alimentos frios, oleosos e pesados. kaphas se dão melhor com alimentos levemente cozidos ou frutas e vegetais crus. Qualquer alimento que seja picante é bom para os kaphas, como comida mexicana ou indiana, especialmente no inverno.
Alimentos como alface, escarola ou água tônica são bons para estimular o apetite de Kapha, enquanto os condimentos preferidos são cominho, semente de gergelim e cúrcuma.
Evitar: frituras, gorduras, açúcar e produtos lácteos.
Fonte: Catraca Livre