“Eu senti precisava contar a minha história”. É assim que Paola Carosella define o processo de três anos de criação de seu primeiro livro, “Todas as Sextas” (ed. Melhoramentos), que chega às livrarias em 8 de novembro.

A publicação é dividida em duas partes: a primeira mostra a sua trajetória como cozinheira até se tornar dona e chef do restaurante Arturito. A narrativa vai além da vida profissional e mostra os aprendizados de Paola quando ainda criança. “Contei os fatos de forma cronológica. Sinto que tenho uma forma de escrever natural: não sou escritora, mas relatei minha história como se estivesse conversando com as pessoas”, explica.

A segunda parte da obra é ainda mais gostosa: são mais de 90 receitas retiradas dos almoços executivos de sexta-feira que aconteceram em 2014 no Arturito. Fugindo do padrão, Paola adicionou um pouco de sua experiência também no modo de preparo dos pratos. “Não são as únicas receitas da minha vida, mas são muito queridas”.

Fotografia de verdade
As fotos do livro foram feitas pelo fotógrafo irlandês Jason Lowe, namorado de Paola. A maior preocupação dos dois era de que as imagens de “Todas as Sextas” fossem feitas com os pratos reais. Para isso, a dupla usou luz natural e filme analógico. “Fotografamos cada receita no momento exato que ela ficou pronta e não apenas para ser fotografada”, conta a cozinheira.

Fonte: Comidas e Bebidas Uol