Você é daqueles que usa a regra dos cinco segundos para pegar coisas que caíram no chão e continuar comendo normalmente? Temos más notícias. De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, a regra dos cinco segundos é uma mentira.

O estudo foi publicado pelo grupo de pesquisadores na revista científica Applied and Environmental Microbiology. O estudo pode parecer uma bobagem para alguns, mas os cientistas afirmam que queriam ter argumentos científicos dentro dessa discussão.

De acordo com o site Medial News Today, um dos participantes do estudo, o professor Donald Schaffner, afirma que a crença se baseia no fato de que bactérias precisam de tempo para migrar de uma superfície até a outra. A primeira superfície sendo o chão e a segunda, a comida.

A pergunta central é: quanto tempo leva para que as bactérias migrem do chão para a comida? Para descobrir isso, o time de cientistas fez experimentos em diferentes superfícies (aço inoxidável, cerâmica, madeira e carpete) usando diferentes alimentos (melancia, pão, pão com manteiga e doces).

As combinações de superfície e comida foram feitas com diferentes tempos de contato entre os dois, variando de um a 30 segundos. No geral, foram 128 cenários replicados 20 vezes pelos cientistas. Ou seja, um total de 2.560 coletas de dados.

Os cientistas descobriram que todos os fatores influenciam no tempo necessário para a transferência das bactérias. Alimentos e ambientes mais úmidos facilitam o transporte (as bactérias não têm pernas e precisam de um ambiente favorável para a movimentação).

No final das contas, existe uma variação significativa entre quanto tempo é necessário para que as bactérias ofereçam perigo caso sejam ingeridas. Isso vai depender do tipo do alimento e do ambiente.

Um ponto, no entanto, os cientistas podem afirmar com absoluta certeza: a regra dos cinco segundos é falsa.

Fonte: Exame.com