Quem vive sozinho sabe como é: às vezes, fazer comida significa ficar encarando sobras durante dias na geladeira. E nem sempre o orçamento permite grandes luxos na hora de rechear a despensa como se gostaria.

No entanto, para quem quer variar o cardápio e não está disposto a virar refém do macarrão instantâneo ou do delivery, alguns ingredientes-chave rendem muitas refeições diferentes e gostosas sem grande custo. Confira abaixo algumas sugestões!

  • Getty Images

    Alho e cebola

    Pode parecer óbvio, mas a dupla que é imprescindível como base para refogados brilha em outros preparos, como bife, cozidos e recheios para tortas (para os mais experientes). Douradas na manteiga ou no azeite, as cebolas viram acompanhamento para inúmeros pratos. Se houver apenas caldo (de carnes, aves ou legumes) e cebolas disponíveis, dá para fazer uma sopa rápida e bem gostosa.

    Já o alho anima verduras como espinafre e brócolis e fica excelente assado inteiro junto com batatas – além de ser um dos ingredientes do famoso Macarrão Alho e Óleo, salvação de muitos jantares de última hora. A receita pode ser incrementada com outros ingredientes, como pimenta e bacon, por exemplo.

    imagem: Getty Images
  • Divulgação

    Arroz

    Arroz é o prato mais básico da cozinha brasileira – e se só sobrou isso na geladeira, não é problema: ele combina com praticamente tudo e pode ser turbinado de diversas formas. Vale reaquecer com manteiga e cebolinha, acrescentar queijo ralado, carnes, linguiça picada – e fazer o famoso “mexidão”. Transformar o ingrediente em bolinhos ou arroz de forno também é uma maneira de não desperdiçar comida e ainda ganhar uma refeição bem gostosa.

    imagem: Divulgação
  • Getty Images

    Ovos

    Fritos, cozidos, mexidos, no meio do macarrão, na forma de omelete ou fritada… Ninguém pode negar que os ovos são ingredientes dos mais versáteis. Para quem quer se arriscar em receitas mais complexas, o ovo pochê, cozido em uma fina camada de água fervente, é uma aposta que vale a pena ser testada. E, em uma emergência, vale misturar ovos mexidos e salsinha com arroz já cozido para resgatar uma refeição em instantes. Colocar ovos para cozinhar em molho de tomate com legumes também é uma boa sugestão de preparo para o ingrediente.

    imagem: Getty Images
  • Getty Images

    Legumes congelados

    Já cortados, limpos e porcionados, os legumes congelados são boa ideia para quem tem pouco tempo. Eles têm textura mais firme do que os enlatados e quebram um galho quando não há nenhuma opção fresca disponível. O preparo é rápido: basta cozinhar em água e sal, aquecer no micro-ondas ou acrescentar em algum prato como complemento.

    imagem: Getty Images
  • Getty Images

    Cuscuz marroquino

    Embora possa parecer exótico para muita gente, ele é a salvação para quem tem fome e pressa. Por que? O cuscuz fica pronto em cinco minutos: para o preparo básico, basta colocar em uma tigela, temperar com sal e pimenta, e cobrir com água fervente ou caldo de carne, de frango ou de vegetais. Depois, é só misturar uma colher de sopa de manteiga e servir. Além de ser bom substituto para o arroz, ele rende uma excelente refeição quando misturado com legumes. Também é base excelente para saladas mais reforçadas: é só e adicionar os vegetais de sua preferência.

    imagem: Getty Images
  • Getty Image

    Latas de atum e sardinha

    Não é só na viagem à praia que elas quebram o galho. Para dar uma turbinada na salada, para rechear panqueca pré-pronta ou fazer sanduíches: atum é sempre uma boa pedida. Prefira os conservados em água, mais leves do que os produtos com óleo.

    Outra boa sugestão são as sardinhas: elas rendem boas entradinhas, saladas e também ficam boas em molhos de macarrão, como a “Pasta con le Sarde” tão a cara aos italianos.

    imagem: Getty Image
  • Getty Images

    Queijo parmesão

    Um ingrediente secreto que pode realçar o sabor de muitas refeições: queijo parmesão. Ralado na hora sobre sopas e massas, como recheio de omelete ou ainda derretido sobre o pão, ele sempre é uma delícia. A casca endureceu? Não jogue fora: ela pode ser acrescentada a sopas e caldos, para enriquecer ainda mais.

    imagem: Getty Images
  • Getty Images

    Macarrão

    O mundo das massas não se resume ao espaguete. Dá para investir em diversos formatos de macarrão e criar vários pratos diferentes. Cortes menores, como o risone (em formato de grãos de arroz) ou o ave-maria (em aros pequenos), são ideais para sopas, mas também ficam bons em saladas. Canelones pré-prontos são ótimos para dar um fim em ingredientes sobrando na geladeira, como frios e queijos. E, claro, lasanhas caseiras são sempre uma boa sugestão de prato para preparar e congelar.

    imagem: Getty Images
  • Leonardo Soares/UOL

    Grão-de-bico

    Em conserva ou embalado a vácuo, grão-de-bico é um ingrediente coringa para todos os tipos de refeição – seja abrilhantando uma salada de folhas, em sopas ou como parte de um cozido de carne. Ou ainda na forma de patê com um pouco de suco de limão e alho (o popular homus, com suas diversas variantes). Ele pode até mesmo substituir o feijão, se você quiser variar um pouco o prato de todos os dias.

    imagem: Leonardo Soares/UOL
  • Getty Images

    Latas de tomate pelado

    Molho pronto é bom, mas fazer o seu próprio em casa é melhor ainda. Você não precisa de grandes truques: uma lata de tomate pelado, sal, pimenta e azeite está ótimo para começar. Para facilitar ainda mais, algumas marcas já vendem o ingrediente em cubinhos: basta colocar na panela com alho e cebola refogados em azeite, temperar a gosto com ervas (como manjericão ou orégano, por exemplo) e deixar ferver um pouco para ter um molho saboroso e saudável.

    imagem: Getty Images