Com a população da Terra continuando a crescer e a área do planeta obviamente não aumentando, parece bem provável que nossos lares fiquem cada vez menores em breve, o que torna ainda mais difícil a ideia de produzir o próprio alimento. Mas uma invenção japonesa dispensa espaço e terra para plantar algumas coisas.

Criado pela C’estec, a Foop é uma miniestufa hidropônica mais ou menos do tamanho de uma impressora na qual se pode cultivar vegetais como alface, rúcula, manjericão e salsa. Ela é feita em madeira por artesão japoneses e vem com uma tampa de acrílico para acompanhar o desenvolvimento das plantas.

O dispositivo conta com esponjas úmidas onde se colocam as sementes. Depois disso, é só ligar seu smartphone à Foop e conferir as informações sobre quanto tempo falta para os vegetais crescerem totalmente. Quem quiser ser um cultivador mais ativo pode mexer nos níveis de luminosidade, calor e umidade.

Para garantir o crescimento das plantas, a miniestufa conta com luzes LED, ventiladores de regulação ambientais, sensores de CO2 e uma bomba de mão pequena para a alimentação de ar na água. O lançamento oficial será em setembro, e a Foop custará inicialmente algo em torno de 360 dólares, o que hoje equivale a uns 1270 reais.

Fonte: Hypeness