A empresa americana Zume Pizza incorporou o uso de robôs na produção de suas pizzas. Julia Collins, diretora-executiva da empresa, resolveu investir na tecnologia para agilizar a entrega de pizzas em Nova York.

A empreendedora afirma que, apesar da cidade estar cheia de boas versões artesanais de pizza, poucas pessoas têm tempo para sentar nos estabelecimentos e degustá-las. Pelo contrário:  a maioria faz o pedido para comer em casa. “Isso faz com que muitas pessoas aceitem as péssimas condições em que a maioria das pizzas chega após o delivery”, disse ela à “Entrepreneur”.

Pensando em uma alternativa para o problema das entregas de grandes redes de pizzaria, Julia resolveu inovar: produzir de forma rápida, mas sem perder a qualidade, investindo em uma “linha de produção” de pizzas, comandada por robôs.

Cada robô da produção é responsável por uma única função, como colocar e espalhar o molho de tomate e colocar a pizza no forno. A empresa conta com 56 fornos para agilizar a produção. “Depois de aperfeiçoarmos a operação de robôs para fazer pizzas, queremos expandir essa tecnologia para preparar outros alimentos também”, afirma Julia.

A entrega é feita por meio de carros e de um caminhão próprios da empresa.

Além de inovar com os robôs, a Zume aposta em outra estratégia incomum: a empresa não utiliza açúcar nem conservantes na sua composição. “Além dos ingredientes, apresentamos um diferencial quanto ao tempo de entrega. Desde o momento do pedido até a entrega não passa de 30 minutos. E a nossa embalagem é biodegradável e não impacta negativamente o meio ambiente”, afirma Julia.

Fonte: PEGN