Quando o jogo de realidade aumentada Pokémon Go foi lançado na Austrália, nos Estados Unidos e na Alemanha, a internet foi à loucura. Surgiram vários virais antes mesmo de o jogo chegar ao Brasil, o que só aconteceria em 5 de agosto. Um deles pedia para que alguém lançasse um aplicativo chamado Boteco Go, que mostrasse bares com cervejas baratas. Inspirado nesse meme, três jovens empreendedores transformaram a brincadeira em realidade e lançaram o Preço do Litrão.

Os criadores são os paulistas Leandro Navatta, 23 anos, e Bruno Oliveira, 25, e o paraibano Vinícius Alcântara, 23. Navatta é formado em sistemas de informação e comanda a Kingly Studio, que desenvolve sites e aplicativos. Oliveira, por sua vez, é sócio na ctrl365, agência de marketing da qual Alcântara é funcionário. Eles se conheceram na Universidade de São Paulo (USP), onde estudaram.

Navatta, Oliveira e Alcântara decidiram criar o app em 22 de julho, uma sexta-feira. A partir daí, Navatta desenvolveu tudo em quatro dias. Na segunda-feira seguinte, dia 25, o Preço do Litrão estava oficialmente lançado.

O funcionamento do Preço do Litrão é simples. A página www.precodolitrao.com.br mostra um mapa da região do usuário, indicando os bares das proximidades e o preço da cerveja

Quem abastece o Preço do Litrão de informações é a própria base de usuários. Neste momento, a maioria dos bares não tem valores cadastrados e são mostrados com a forma de ícones de garrafas cinzas. Os estabelecimento com preços têm garrafinhas amarelas. “O ideal é que as pessoas conheçam e atualizem os preços quando forem para o bar”, diz Navatta. Segundo ele, os usuários podem atualizar os valores em caso de reajuste.

Bares com preços cadastrados têm ícones em forma de garrafas amarelas (Foto: Reprodução)

Desde que foi lançado, o site já registrou 70 mil acessos, oriundos de 800 cidades brasileiras. Segundo a empresa, o Preço do Litrão tem 7,5 mil usuários recorrentes – a maioria de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas.

Os dias com mais acessos são quinta, sexta e sábado e as cervejas mais baratas já encontradas no site foram cadastrados em cidades paulistas: em Piracicaba (SP), um bar vende garrafas de 1 litro a R$ 3. Em Bauru, o litrão mais barato custa R$ 3,50.

No mês que vem, o Preço do Litrão deve lançar sua versão para celulares com Android e iPhones.

Vinícius Alcântara, Leandro Navatta e Bruno Oliveira, da Preço do Litrão (Foto: Divulgação)
Vinícius Alcântara, Leandro Navatta e Bruno Oliveira, da Preço do Litrão (Foto: Divulgação)

Segundo Navatta, o Preço do Litrão não gera receitas. “Queremos ganhar mais usuários. Posteriormente, vamos implantar algum modelo de monetização, como a parceria com bares”, afirma.

Outra meta dos criadores é contribuir, de alguma forma, para a diminuição dos preços cobrados pelos bares. “Ao mostrar quanto custa a cerveja em alguns lugares, podemos estimular a concorrência. Nosso sonho é levar o preço para baixo”, diz Navatta.

Fonte: PEGN