Você acorda, levanta, escova os dentes e aí se prepara para tomar café – pense que esse dia é um feriado, porque não conheço muita gente que acorde para tomar café normalmente ou num fim de semana, mas enfim – e aí você decide que seria uma ótima ideia fazer uma vitamina de banana com, sei lá, tudo mais dentro. Ótima ideia! Mas aí, você pega o liquidificador no alto da geladeira e, apesar de ter lavado tudo direitinho da última vez que você o usou, não pode deixar de reparar que tem umas sujeirinhas meio estranhas tanto no copo como na base. Mas não deve ser nada, e aí você faz sua vitamina do mesmo jeito.

Nada é que não é. O liquidificador não é o utensílio doméstico mais usado de todos, e pode não parecer, mas tem muita sujeirinha acumulada ali. Principalmente – pasme – restos de outras comidas que a essa altura já passaram do estágio de decomposição. O modo de limpeza que ensinaremos a seguir, além de ser profundo, vai fazer a vida útil do seu amigo dobrar!

Você vai precisar de

  • Detergente;
    • Esponja ou um pano macio;
    • Bicarbonato de sódio;
    • Álcool antisséptico (desses que você encontra em kits de primeiros socorros);
    • Cotonetes.
  1. Primeiro, mergulhe a esponja ou paninho macio em água quente com detergente e torça-o completamente. Isso é bem importante, já que o excesso de água poderá prejudicar a base do liquidificador tanto quanto se você a submergisse em água. Limpe absolutamente toda a base do liquidificador, não se esquecendo até das partes de baixo.
  2. Afogue a ponta dos cotonetes no álcool antisséptico para limpar os cantos mais difíceis da base do liquidificador. Geralmente, muita sujeira fica acumulada ali, fugindo das lavagens mais superficiais. O álcool limpa com muita eficiência essas regiões e evapora rapidamente, não tendo riscos de causar problemas nas partes elétricas.
  3. No copo do liquidificador, duas coisas podem ser usadas: se a jarra for feita de borracha e plástico, use a mesma água quente com sabão numa esponja para limpar suas paredes. Quem tem lava-louças e um copo de liquidificador feito de vidro, pode colocar no utensílio de lavagem.
  4. Para a limpeza das lâminas, retire-as e as deixe imersas em água quente com bicarbonato de sódio. Depois de um tempo, estarão completamente limpas.
  5. Quando remontar o liquidificador, coloque uma colherada de azeite de oliva na borracha de vedação entre a base e o copo do liquidificador.
  6. Guarde o liquidificador sempre “completo”, pois isso prevenirá que poeira entre no meio das duas peças.

Uma lembrança de coisas para não fazer: não use o seu liquidificador para algo além de comida (tenha outro liquidificador em mãos caso queria reciclar papel em casa, por exemplo) e jamais coloque a base debaixo d’água. E isso é meio óbvio de dizer, mas sempre tem alguém que conhece alguém cujo primo colocou a base do liquidificador dentro de uma bacia de água e aí, já viu né?

Fonte: Brightnest