O pão com linguiça é um prato consumido, na maioria das vezes, em churrascos. No entanto, um restaurante de Curitiba está fazendo sucesso vendendo a iguaria: o The Meatpack House. Criada há três anos, a empresa está faturando, em média, R$ 120 mil.

O The Meatpack House é comandado por três empreendedores: o chef paranaense Rodrigo Martins, 40, e as irmãs paulistas Elis e Marina Ribas, 26 e 33, respectivamente. Martins atuou por 20 anos em uma consultoria que levava seu nome, ajudando em estudos de viabilidade de novos negócios de alimentação. Também atuou como chef da rede de restaurantes Vino. Elis atuou no mercado financeiro e, um pouco cansada do setor, resolveu empreender. Marina, por sua vez, concilia o restaurante com um consultório de psicologia. Os três se conhecem há mais ou menos cinco anos.

A ideia para a criação do Meatpack surgiu exatamente em um churrasco em que os três estavam. “Nós já pensávamos em abrir o próprio negócio. Na época, no mercado de alimentação, só se falava em vender hambúrguer. Decidimos fazer algo diferente e, vendo os pães com linguiça, percebemos que havia uma oportunidade de negócio ali”, afirma Martins.

Antes de procurar um ponto comercial, o trio decidiu, em agosto de 2013, validar o conceito em feiras livres. “Vimos que o negócio realmente tinha potencial. Após 18 meses nas feiras, buscamos um ponto comercial e demos um passo adiante”, diz o chef. Em agosto de 2015, a primeira unidade do The Meatpack House foi inaugurada no centro de Curitiba.

As linguiças usadas no restaurante têm 30 centímetros e são produzidas artesanalmente. As mais vendidas são as de cordeiro, vitela bovina, leitão e a ibérica, que leva carne de porco e de boi. Os sanduíches também levam molhos – há opções a base de grão de bico, iogurte, mostarda e molho de tomate.

Marina Ribas, Rodrigo Martins e Elis Ribas, do The Meatpack House (Foto: Divulgação)
Marina Ribas, Rodrigo Martins e Elis Ribas, do The Meatpack House (Foto: Divulgação)

O Meatpack também vende cervejas fabricadas por 10 pequenos produtores de Curitiba. O cardápio tem, ainda, um lanche vegetariano de queijo coalho e um pão com bolinho de carne, um alimento bastante consumido na capital paranaense. Segundo Martins, o ticket médio do restaurante é de R$ 20.

O chef diz que o restaurante faturou, R$ 48 mil em seu primeiro mês de faturamento na sua sede fixa. Hoje, as receitas mensais chegam a R$ 120 mil. De acordo com o empreendedor, sua meta é fechar 2016 faturando R$ 150 mil a cada 30 dias. “Queremos terminar o ano que vem com um faturamento médio de R$ 200 mil”, diz Martins.

De acordo com o chefe, o The Meatpack House está formatado para uma expansão. Mas prefere manter os pés no chão. “Caso a situação econômica do país melhore, pensamos em abrir mais duas unidades, uma em Curitiba e outra em uma grande cidade brasileira. Mas vamos ver o que acontece. Não daremos passos maiores que a perna.”

Fonte: PEGN