Olá queridos leitores do Portal FoodJobs. Hoje, estou inaugurando minha coluna aqui, e quero contar um pouco mais da minha vida e trajetória na gastronomia.

Nasci em São Paulo em uma família de imigrantes, alemães, italianos e portugueses. E nessa miscelânea cultural, em meio a histórias, receitas e brincadeiras, fui me apaixonando pela cultura, tradições de meus ancestrais, onde nasceu o amor por viajar e cozinhar.

Aos 27 anos consegui concretizar meu sonho, montar meu próprio restaurante, e apesar de ser tão forte em mim a cultura italiana, meu primeiro restaurante foi de especialidade alemã.

Durante muitos anos estudei a cultura e culinária do norte da Europa, divulguei e trabalhei com a cozinha e confeitaria alemã, fazendo também sobremesas para o meu e outros restaurantes de especialidade alemã. Mas, senti que precisava saber mais, então resolvi cursar uma faculdade de gastronomia no ano de 2003, quando essa faculdade estava apenas começando.  Havia poucos alunos e eram em sua maioria, profissionais que já atuavam em bares, restaurantes ou hotéis e que necessitavam de maior conhecimento e qualificação profissional.

Fui convidada então para dar aula de cozinha alemã e leste europeu nas aulas de “Cozinha internacional”, enquanto eu ainda era estudante. Fui me aprofundando em outras culturas e técnicas, ministrando aulas de várias especialidades como: Cozinha Brasileira, manuseio de pescados e frutos do mar, Cozinha Contemporânea e outras. Fiz Pós-graduação em Docência para gastronomia, muitos estágios em Buffets, restaurantes em São Paulo e em outros países.

E em 2008 tive a felicidade de começar a trabalhar, também, em uma escola de Gastronomia Italiana Clássica e me aprofundar na minha cozinha afetiva.

Então, após 35 anos de profissão posso dizer que, trabalhei muitas vezes sem pagamento algum, em festas, jantares, estágios não remunerados, aulas e etc. Eu queria ter desenvoltura e experiência profissional. Ganhei e perdi dinheiro, levei alguns calotes e fiz amigos maravilhosos. Mas, realizei o meu sonho, ser uma profissional da gastronomia.

Acredito que a melhor forma de aprendizado gastronômico, é conhecer e viver a cultura de cada povo através de hábitos e costumes, conhecendo seus produtos e ingredientes. Então vamos juntos fazer essa viagem pela historia do mundo através da alimentação?

Aguardo ansiosa por vocês para o próximo artigo. Espero que tenham gostado.

Forte abraço.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
79