Os negócios podem vir dos lugares mais inesperados. No caso do empreendedor David Choi, de Saint Louis (Estados Unidos), de uma invenção na cozinha.

Choi aprendeu a culinária coreana ao cozinhar com sua mãe e sua avó, conta ao site Entrepreneur. Ele gostava tanto da comida caseira que, nas férias da faculdade, voltava para casa para aprender mais sobre as receitas de família. Até que, um dia, resolveu inovar: colocou pratos típicos coreanos dentro de tacos mexicanos.

Os parentes mais velhos acharam algo estranho – mas o irmão de Choi e dois amigos gostaram da ideia, e ajudaram a levantar a ideia de negócio de Choi. Ofood truck coreano-mexicano Seoul Taco esgotou sua comida no dia de abertura, com uma fila de 40 pessoas.

Hoje, Choi tem uma rede de fast food que vale milhões de dólares, contando tanto com restaurantes quanto com food trucks. E o negócio não quer parar por aí.

Primeiros passos

Choi conta ao Entrepreneur que abriu seu negócio no meio da recessão americana, em 2011, porque “não queria ter três empregos de salário mínimo e uma jornada de 100 horas semanais” para sobreviver.

“Eu vendi meu carro, saquei tudo da minha conta bancária e achei uma pessoa que vendia um food truck na Filadélfia por 40 mil dólares [cerca de 130 mil reais]. Eu tinha 18 mil dólares [cerca de 60 mil reais]. Ele vendeu mesmo assim porque a esposa ia matá-lo se ele não tirasse aquilo da rua”, diz Choi.

Para sobreviver no mundo expresso dos food trucks, o empreendedor diz que se apoiou nos seus empregos de adolescente – trabalhando em pizzarias, lanchonetes, cafeterias e restaurantes chineses, ele aprendeu a replicar pratos com rapidez.

Cardápio

Olhando cardápio da Seoul Taco, vemos diversos pratos mexicanos com recheios e molhos coreanos: tacos com mix de salada coreano e molhos de Seoul; quesadilla com molhos de Seoul; burritos com arroz frito, kimchi [prato coreano com vegetais e especiarias] e molhos de Seoul; e nachos com kimchi.

Além disso, há pratos com mais itens coreanos, como a Gogi Bowl (arroz, vegetais frescos, ovo frito, cenoura, cebolinha, óleo de gergelim e o condimento coreano gochujang), arroz frito com kimchi e salada de repolho e cenoura com kimchi.

Restaurante

A experiência no food truck foi fundamental para o futuro: o sucesso do negócio levou à abertura de quatro restaurantes nas cidades americanas de Chicago, Columbia, Champaign e Saint Louis – além de dois negócios sob rodas, incluindo o de 2011. O negócio, que começou em áreas universitárias, conquistou um público mais abrangente com seus restaurantes.

Começar com um negócio móvel fez a Seoul Taco mais forte, diz Choi. “Isso correu por conta da improvisação que tínhamos de fazer todos os dias no truck – desde saber qual será a previsão do tempo até enfrentar a falta de gás. Isso nos ajudou a fazer um teste de nosso conceito e, já que nosso investimento inicial foi mínimo, recuperei-o em alguns meses.”

O empreendedor afirma que, de 2014 para 2015, a receita da Seoul Taco aumentou 153%. Segundo a Entrepreneur, o negócio é avaliado em 4,5 milhões de dólares (cerca de 15 milhões de reais, na cotação atual. “Nós não queremos descansar com isso. Vamos continuar a crescer”, afirma Choi.

Fonte: Exame.com