Apaixonado por gastronomia, o casal Lucía Villa Vogel, 33 anos, e Marcos Vogel, 37, resolveu driblar a crise e investir nesse mercado. Em fevereiro deste ano, eles abriram a Premium Bread, empresa que produz pães artesanais congelados para restaurantes, cafés e empórios.

Vogel, formado em engenharia de produção, e Lucía, que estudou economia, sempre quiseram trabalhar com comida. Ele, entretanto, atuava no ramo da confecção de móveis, enquanto a Lucía trabalhava na área de controle financeiro da Nestlé. “Mesmo em outros setores, eu e a Lucía sempre quisemos atuar no mercado gastronômico”, diz Vogel. “Em 2014, decidimos nos dedicar a isso. Fizemos um curso inicial de um ano e nos apaixonamos pela panificação.”

Para abrir um negócio diferente do que era praticado no ramo, a dupla idealizou uma fábrica de pães artesanais que tivesse um grande volume de produção, sem descuidar da qualidade. Vogel estudou o assunto por mais um ano, dessa vez na Europa, onde o mercado de pães artesanais e pré-assados é muito forte.

O empreendedor voltou do continente com a ideia mais consolidada, mas o casal ainda tinha pela frente o desafio de reunir um maquinário que fosse capaz de preservar as características artesanais do pão. “Nosso objetivo era criar massas artesanais de qualidade com flexibilidade de personalização pelos clientes, mas que pudesse atender uma demanda numerosa”, diz Lucía.

Em 2016, a dupla abriu a empresa e hoje conta com 20 clientes só na área de restaurantes. “Nosso maior público é o de restaurantes. O problema que a maioria deles enfrenta é comprar um pão que foi assado na madrugada e o servir ao meio dia. Isso faz com que o pão não se mantenha fresco”, afirma a empreendedora. “Vendemos nossos pães congelados e eles duram até três meses no freezer.”

Os pães da Premium Bread são feitos com fermentação natural e lenta. Para isso, parte do fermento é substituído pelo levain, um fermento natural. As massas folhadas levam somente manteiga e nada de margarina. A produção também não usa aditivos ou conservantes.

O galpão da empresa fica em São Paulo (SP) e por enquanto eles só operam na capital. A distribuição dos pães é feita em carros refrigerados. “Nossos pães são ultracongelados, isso significa que eles precisam ficar em um ambiente com –18ºC após sair do forno”, diz Lucía. “Nesse processo, a água se congela em cristais e o produto se mantém aerado, com todas suas propriedades conservadas.” A empresa não revela o investimento ou o faturamento.

Utilizando máquinas importadas, a Premium Bread conta com 20 tipos de massas e ainda personaliza novos tipos de acordo com o gosto do cliente. Os preços variam entre R$ 20 o quilo de um tipo simples até R$ 50 o quilo no caso dos mais sofisticados, que precisam de mais tempo para fermentação. Para garantir o volume de produção de 2,5 toneladas de pães por mês, a empresa utiliza sete máquinas que são operadas por seis funcionários.

O casal está avaliando aumentar a distribuição para outras cidades. Interessados de Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ) já procuraram a empresa.

Fonte: PEGN