Um jovem de 25 anos deu uma nova cara para os vídeos que ensinam receitas de comidas. É João Pedro Coutinho, que explica o preparo de diversas guloseimas, incluindo sofisticados pratos, em apenas 15 segundos na rede social Instagram.

Chamado de Receitas em 15s, o canal tem três anos e mais de 500 mil seguidores. Coutinho, que é advogado, falou com o site da Pequenas Empresas & Grandes Negócios em Sobral, durante a Feira do Empreendedor, onde palestrou. Ele diz que o canal é resultado de sua paixão pela culinária. “Sempre gostei de cozinhar. E os amigos e familiares sempre me pediram para compartilhar as receitas em vídeo. Aí criei, despretensiosamente, o canal. E deu certo”, afirma.

Os primeiros vídeos foram gravados na cozinha da casa de seus pais com o uso do celular. Com o sucesso do canal (e a disputa acirrada pela cozinha com a família), Coutinho comprou um fogão portátil, luzes e uma câmera profissional para montar um pequeno estúdio, que fica no cômodo que funciona como escritório do pai e da mãe.

“Virou rotina: enquanto meus pais trabalham, eu preparo os vídeos. Eles não se incomodam e até me ajudam na gravação”, diz.

O Receitas em 15s estourou quando Coutinho tentou comer uma sobremesa no Paris 6, em São Paulo, e não conseguiu. Ele foi até o local para experimentar o “grand-gâteau chocolat à Sthefany Brito”, um bolo com picolé de doce de leite, doce de leite caseiro e nozes, mas tinha tanta gente na fila que não conseguiu entrar. “Saí de lá triste e postei no canal um vídeo ensinando a fazer a sobremesa. Eu marquei o perfil da atriz no Instagram e ela respondeu. O vídeo viralizou: da noite para o dia, eu fui de 20 mil para 30 mil fãs”, diz.

Receita do canal de Coutinho (Foto: Reprodução)

Com tanta gente seguindo o perfil no Instagram, Coutinho começou a ser cobrado pela audiência para ter uma rotina. Os vídeos começaram a ser publicados duas vezes por semana. “Se eu atraso ou faço vídeo com mais de 15 segundos, o povo chia”, diz. Os filiminhos são feitos depois que Coutinho volta do trabalho na Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos de Goiânia (Amcham). Ela gasta, em média, duas horas para produzir os vídeos de 15 segundos.

Anúncios
O canal, afirma Coutinho, tem mais de 400 vídeos publicados e já fatura com publicidade – mas ele não divulga o valor. “Faço anúncios de produtos, de empresas ou de lojas de comércios eletrônicos. Em algumas situações, uso ingredientes de algumas marcas”, afirma. Por ora, ele continuará no mercado de trabalho. “Não há razão para eu parar de trabalhar. Gosto do que faço. Mas pode ser que em algum momento eu tenha que tomar uma decisão para me dedicar ao Receitas em 15s”, afirma.

Um dos planos de Coutinho é expandir a marca para outros meios. Ele já prepara um e-commerce, publicações de e-books e um portal de receitas. “Meus pais, desde pequeno, me estimulam no empreendedorismo, então sempre estou pensando em novas ideias”, conta.

O público do Receitas em 15s é formado basicamente por pessoas entre 16 e 30 anos, diz Coutinho. “Quem acessa são universitários, recém-casados, noivos e os jovens que moram sozinho e não têm talento para a cozinha”, diz. Cada vídeo gera mais de mil comentários, explica o empreendedor. “Mas quando o assunto é comida gorda, como fritura e doce, chegam dezenas de milhares de interações”.

Fonte: Revista PEGN